Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensor pede que Estado forneça material e transporte escolar

    Publicado por DP-PR
    há 9 anos

    O defensor público Bruno de Almeida Passadore ingressou nesta sexta-feira (06/02) com Ação Civil Pública em face do Estado do Paraná pleiteando o fornecimento de material e transporte escolar aos estudantes de todas as escolas públicas do Estado, no prazo de 48 horas, ou a fornecer R$400,00 (quatrocentos reais) por aluno da rede estadual para compra particular deste material e R$5,00 (cinco reais) por aluno, por dia letivo, para que possam custear o transporte coletivo.

    De acordo com o defensor público que subscreve a ação, é necessário que o poder público tome medidas para conter a evasão e estimule a frequência escolar, sendo a falta de material escolar e transporte gratuito um dos principais fatores de evasão. Documentos juntados à petição inicial demonstram que em diversas cidades não há recebimento de material didático pelo Estado do Paraná, mas apenas pelo Ministério da Educação e Cultura.

    O pedido é para que os kits de material didático necessário ao acompanhamento escolar incluam cinco cadernos de 100 folhas, seis canetas esferográficas azul ou preta, dois uniformes completos e dois tênis. A ação ainda requer que o Estado do Paraná seja obrigado a manter em cada escola da rede pública uma enfermaria com profissionais e equipamentos suficientes para fazer o acompanhamento médico de todos os alunos e para atender situações de emergência.

    A Defensoria Pública tem legitimidade expressa para ajuizamento de ações civis públicas e a atribuição constitucional para defesa dos necessitados, em todos os graus, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita.

    A ação foi ajuizada na Vara da Infância e Juventude de Curitiba e aguarda manifestação sobre o pedido de liminar. Confira a galeria de fotos desta notícia

    • Publicações270
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensor-pede-que-estado-forneca-material-e-transporte-escolar/166236699

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)