Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria e ITCG entregam certificados de ações de usucapião

    Publicado por DP-PR
    há 10 anos

    Mais de 700 famílias dos municípios de Campina do Simão, Goioxim, Foz do Jordão e Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná, receberam nesta semana a documentação para acompanhamento da última etapa dos trabalhos de regularização fundiária de suas propriedades. Nos encontros, os pequenos produtores receberam a planta e o memorial descritivo georreferenciado dos imóveis, além de um certificado de distribuição das ações de usucapião que foram ajuizadas nas comarcas de Guarapuava e Cantagalo. Com esses dados, os agricultores podem examinar a tramitação do processo até receberem o título de propriedade.

    O trabalho é realizado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná. A medida faz parte do Programa Pró-Rural, que é financiado pelo Banco Mundial com investimentos de R$ 11 milhões.

    Segundo a defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion, o procedimento tem o objetivo de facilitar o acesso aos dados. Com o certificado essas famílias ficarão mais tranquilas quanto ao procedimento de regularização. O ano passado fizemos esse trabalho em Turvo e o resultado foi positivo, afirma.

    As famílias envolvidas no processo recebem os documentos de posse gratuitamente. De acordo com o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral, o custo para os pequenos produtores regularizarem suas propriedades é alto e muitos não conseguem fazer o documento. O Paraná é o primeiro estado que utiliza recursos públicos na regularização fundiária de terras particulares.

    As ações integram o programa Minha Terra Paraná, que tem promovido a regularização fundiária em terras públicas, devolutas e particulares. Com a regularização, os proprietários das terras poderão se beneficiar de diversas políticas públicas, em especial o crédito rural e na área da habitação popular.

    Fonte: Agência de Notícias do Paraná. Confira a galeria de fotos desta notícia

    • Publicações270
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-e-itcg-entregam-certificados-de-acoes-de-usucapiao/113310456

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)